top of page

Elvira de Azevedo Mea

Natural do Porto, onde se licenciou e doutorou em História Moderna e Contemporânea, é professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Com uma pesquisa ligada sobretudo ao judaísmo, cristãos-novos e Inquisição no âmbito social, cultural e das mentalidades, é autora de mais de três dezenas de trabalhos, publicados no país e no estrangeiro. Membro emérito da Academia Portuguesa de História.

Suso Vila

Doutor em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela (USC); mestre em Leituras sobre a Cidade Histórica. Arte, Património Cultural e a sua Gestão (USC); pós-graduado em História, Teoria e Método das Ciências Humanas e Sociais (USC); licenciado em Geografia e História pela UNED. Desde 2015 é técnico dos museus da Catedral de Tui. Nos últimos anos, o seu campo de investigação tem-se focado sobre a fronteira do Minho, com diferentes monografias, apresentações e comunicações em congressos e seminários. É membro do Grupo de Investigação da USC, “Memoria, textos e imágenes. La recuperación del patrimonio perdido para la sociedad de Galicia”.

Ganhou o segundo prémio de História Medieval da Galiza e Portugal em 2008 pelo seu trabalho A Cidade de Tui durante a Baixa Idade Média (2009); e o primeiro prémio em 2009 pelo seu trabalho A casa de Soutomaior (1147-1532) (2010). Coordenou a publicação do Plano Diretor da Catedral de Tui (2015), na qual participou com um trabalho sobre a Catedral e o Caminho de Santiago.

Comissariou várias exposições na Catedral de Tui e na cidade, com destaque para as exposições sobre o mundo sefardita. Colabora também com a emissora de rádio SER Baixo Miño com um programa cultural semanal. É autor de mais de cem artigos publicados em diferentes revistas culturais da Galiza. Membro associado da Academia MontSefarad.

Jorge Alves Ferreira

Natural de Chaves, licenciado em História e mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares (especialização em História) com a tese “A presença Cristã Nova em Chaves no período Filipino (1580-1640)”. Desde 2008 tem-se dedicado a estudar as comunidades judaico/cristãs-novas na região do Alto Tâmega, com trabalhos publicados em revistas da especialidade. Durante dois anos publicou mensalmente artigos de divulgação no semanário A Voz de Chaves. Membro fundador do CEJAT e da Academia MontSefarad e Presidente da Comissão Instaladora.

António Júlio de Andrade

Natural de Felgueiras, concelho de Torre de Moncorvo, estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Braga e na Faculdade de Filosofia da Universidade do Porto. Possui o curso de Técnico de Turismo Cultural ministrado no Centro Nacional de Cultura em Lisboa. Foi professor do Ensino Secundário e trabalhou na Câmara Municipal de Torre de Moncorvo como Técnico de Bibliotecas, Arquivos e Documentação, estando neste momento aposentado. Durante 10 anos foi Diretor do Jornal Terra Quente, quinzenário que se publica em Mirandela. Durante dois anos manteve com Fernanda Guimarães uma página no Jornal Nordeste dedicada a Biografias de Judeus Transmontanos intitulada: "Nós, Transmontanos, Sefarditas e Marranos". Publicou, na mesma parceria, mais de uma dezena de livros sobre a matéria. Membro associado da Academia MontSefarad.

Maria Fernanda Guimarães

Curso Superior de Turismo. Ex-colaboradora da Cátedra de Estudos Sefarditas, tendo participado na elaboração  do Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses, sob a direção científica do Professor Marques de Almeida. Participou no quinzenário "Terra Quente", onde foi responsável pela página “Entre o Cristianismo e o Judaísmo”, sendo  diretor o senhor António J. Andrade. Coautora, na mesma parceria, na publicação de cerca de uma centena de biografias de judeus trasmontanos no Jornal Nordeste. Desempenha as funções de assessora na área da investigação para Richard Henriques, arquiteto, residente em Vancouver. 

Lúcia Ferreira

Professora de História, grupo 400, no Conservatório de música do Porto. Doutoranda em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto sob orientação da Prof. Doutora Elvira Mea, com o projeto de investigação: Hereges e apóstatas. A acção da Inquisição Portuguesa nos Bispados de Viseu e da Guarda.
Mestre em História Moderna, sob orientação da Prof. Doutora Elvira Mea, com o projeto de investigação: História de uma Visita – Última entrada da Inquisição nas Beiras – 1637, concluído a 5 de Março de 2001, com a classificação final de Muito Bom, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Membro associado da Academia MontSefarad.

 

Hugo Martins

Doutor em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi bolseiro de doutoramento da Rothschild Foundation (Hanadiv) Europe, entre 2015 e 2017 e bolseiro de investigação pela DAAD, em 2015. Fez ainda um estágio de investigação na Universidade de Hamburgo, entre 2014 e 2015. Concluída em 2018, a sua tese de doutoramento incidiu sobre a história religiosa e social da comunidade judaico-portuguesa de Hamburgo, durante o século XVII.
A sua investigação centra-se nos estudos judaicos, destacando-se as comunicações proferidas em colóquios nacionais e internacionais, tais como: “Across Borders and Boundaries: Jews, Crypto-Jews and Conversos”, Institut für jüdische Studien, Potsdam e “Writing on Religion in the Modern World (16th-18th centuries)”, Istituto Sangalli, Florença, Itália. Membro associado da Academia MontSefarad.

Dora Caeiro

Licenciatura em Filosofia na faculdade de letras da Universidade do Porto. Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado de Formadores de Formadores da Universidade Livre de Bruxelas. Congresso Galego-Português de Psico-Pedagoxia na Corunha e em Braga. Seminário - "Viagem do Reencontro" – curso: Heranças Portuguesas na Amazónia. Seminário "Lembrar o Holocausto" realizado no Instituto Yad Vashem de Memória, Educação e Investigação do Holocausto de Jerusalém. Seminário - Viagem com Esther Mucznik e Avraham Milgram - "Nos Passos da Memória - Viagem à Alemanha". Professora na escola Martins de Freitas, em Coimbra. Professora na Escola Europeia de Mol, na Bélgica.

Anun Barriuso Ovejero

Professora de Educação Básica, investigadora e historiadora do legado judeu em Sefarad e na raia com Portugal.

Como historiadora tem-se dedicado à investigação do legado sefardita na zona de fronteira entre Portugal e Espanha, nomeadamente a Norte. Tem organizado e participado em vários congressos, em Espanha e no estrangeiro, sobre o judaísmo. Autora e coautora com José Manuel Laureiro de vários artigos científicos e do livro El Norte de Sefarad. É membro de várias organizações dedicadas ao estudo do judaísmo e, em alguns deles, exerce funções de direção. Membro associado da Academia MontSefarad.

José Manuel Laureiro

Professor de Educação Básica, especialidade Ciências Sociais, desde 1977. Licenciado em Geografia e História, ramo de História, desde 1982. Professor em Centros Públicos e diretor em vários Centro Educativos de Madrid, é professor convidado das Universidades Complutense e Autónoma de Madrid.

Como historiador tem-se dedicado à investigação do legado sefardita na zona de fronteira entre Portugal e Espanha, nomeadamente a Norte. Tem organizado e participado em vários congressos, em Espanha e no estrangeiro, sobre o judaísmo. Autor e coautor com Anun Barriuso de vários artigos científicos. Em coautoria com Anun Barriuso, publicou El Norte de Sefarad.

É membro de várias organizações dedicadas ao estudo do judaísmo e, em alguns deles, exerce funções de direção. Membro associado da Academia MontSefarad.

Please reload

Palestrantes

Suso Vila
Jorge Alves Ferreira
Elvira
Hugo Martins
António Júlio de Andrade
Lúcia Ferreira
Dora Caeiro
Anun
Maria Fernanda Guimarães
José Manuel Laureiro
bottom of page